As chuvas chegaram, trouxeram alegrias aos agricultores e ao mesmo tempo, a possibilidade de perdermos um dos marcos arquitetônicos do centro antigo de São José do Egito. A antiga usina de algodão, do ex-prefeito falecido Inácio Valadares, está com paredes comprometidas e algumas de suas partes ameçam ruir.
Ano passado o telhado do setor que abrigava um estacionamento caiu, agora, a parte que fica voltada para a antiga Sanbra e ligada a antiga Escola Cenecista São José, apresenta rachaduras. A falta de manutenção na estrutura é o principal motivo para o agravamento da situação.
A usina foi desativada na década de 70, quando a plantação de algodão entrou em crise na região, e depois do retorno da herdeira do prédio, Clene Valadares, que morava nos Estados Unidos, vários grupos culturais, literários, esportivos e de educação lá se instalaram. Durante vários anos, a produção cultural egipciense fez do local abrigo para realização de reuniões e até mesmo sede de entidades.
Uma das edificações mais antigas do município, a usina, mesmo sendo propriedade particular, é notoriamente um patrimônio histórico de nossa terra. A idéia de Clene é transformar o prédio em faculdade e/ou centro cultural. Não dispondo de recursos financeiros, a única ferramenta que dispõe para assistência à estrutura física do local é o constante apelo para a sua preservação.
Pedimos a todos os nossos amigos, que incentivem a manutenção da antiga usina de algodão, e a melhor forma é ser contra qualquer atitude de demolição de partes afetadas. Isso seria um paliativo estupidamente perverso contra a nossa história. O interesse deve partir, inclusive, do setor público, em buscar alternativas de garantir que a edificação seja mantida como de origem.
Seja contra qualquer ato que sugira a demolição de partes do prédio. Vamos repassar a idéia de transformação do local em espaço cultural e que a parte física, pelo menos externa, seja mantida como de sua construção.
(texto e foto de Geraldo Palmeria Filho em www.saojosedoegito.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário